I Congresso e V Semana Jurídica da UFG Jataí - "Direito em Tempos de Exceção"

O I Congresso e a V Semana Jurídica tem como tema "Direito em Tempos de Exceção" e acontecerá entre os dias 04 e 08 de dezembro de 2017

A Semana Jurídica da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí acontece anualmente desde 2012, sendo que nas edições de 2013 a 2016 o evento foi organizado pelo Curso de Direito em conjunto com o Centro Acadêmico Washington Moragas – CAWM.

Os temas abordados são sempre instigantes aos estudantes e profissionais da área, promovendo a reflexão sobre o papel do Direito na sociedade contemporânea.

Diante de significativos retrocessos (e tentativas de) nas mais diversas áreas do Direito através de alterações legislativas que retiraram importantes conquistas históricas de Direitos Humanos no Brasil, como justificativa e/ou consequências das atuais crises política e econômica, o I O Congresso científico e a V Semana Jurídica da UFG Jataí terá como tema “DIREITO EM TEMPOS DE EXCEÇÃO”.

O bacharel em Direito deve observar, interpretar e aplicar o Direito.  A partir de uma premissa humanística e da reflexão crítica, o profissional do Direito deve ter consciência do seu papel social e político, como agente transformador da sociedade. Nas mais diversas áreas de atuação (docente, consultor, advogado, juiz, defensor público, promotor de justiça, entre outras) o egresso do curso de Direito deve defender a Democracia real e efetiva como um caminho para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária e para a erradicação da pobreza e redução das desigualdades sociais e regionais (artigo 3º, I e III da Constituição Federal).

O I Congresso e a V Semana Jurídica da Regional Jataí, mais uma vez organizada em conjunto pelo Centro Acadêmico Washinton Moragas do curso de Direito e pela Coordenação do Curso de Direito, pretende reunir discentes, docentes, pesquisadores, profissionais da área e representantes da comunidade para a discussão de diversas questões acerca do tema do evento. A partir de uma visão integral e interdisciplinar, o evento contará com profissionais do Direito e de outras áreas, como Saúde, Educação, Linguística, entre outras. Serão convidadas a participar outras instituições públicas locais, como o Instituto Federal de Goiás e a Universidade Estadual de Goiás, buscando consolidar um apoio mútuo entre as Instituições de Ensino Superior.

O cronograma do evento engloba diversas atividades, como palestras, oficinas e apresentação de trabalhos escritos a serem publicados em Anais, bem como uma atividade cultural para encerramento. Também fará parte do cronograma Aulas Públicas, a serem realizadas em espaço público fora da Universidade, cujo intuito é incentivar a comunidade local a participar de discussões centrais para nossa sociedade, além de promover maior envolvimento com a Universidade.

Por ser financiado com recursos públicos o evento é totalmente gratuito para os alunos de graduação da UFG e reforça a construção de um projeto de universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada.

Para se inscrever basta acessar:

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Programa - Congresso e Semana Jurídica -Tempos de Exceção - II 983 Kb 164d233272a22b7345816468aff082b1
Programa - Congresso e Semana Jurídica -Tempos de Exceção - III 1445 Kb c1a69cb969c8a44748f39256189d66d6