Publicação de livro traduzido "O papel revolucionário do direito e do estado: teoria do Direito" com participação do Professor Moisés Soares

Com grande alegria divulgamos que nosso professor, Moisés Alves Soares, participou da tradução e recente publicação pela editora Contracorrente, do clássico de Piotr Stutchka, o livro: O papel revolucionário do direito e do estado: teoria do Direito (tal obra, originalmente editada em 1921 e tão pouco estudado, recebe agora sua primeira tradução integral diretamente do russo para uma língua ocidental - todas as demais ou foram traduções parciais ou possuíam trechos censurados).

  O rigoroso trabalho de tradução foi feito por Paula Costa Vaz de Almeida (também tradutora de Lênin e Pachukanis), e o trabalho de revisão técnica foi feito pelos coordenadores do GT de Direito e Marxismo do IPDMS, sendo Professor Moisés e Professor Ricardo Prestes Pazello (professor da UFPR), os quais na organização da edição escrevem uma apresentação destacando a práxis jurídica insurgente de Stutchka.

  Para o Professor Moisés, a finalização do trabalho é uma realização, principalmente por ter sido um trabalho de muita dedicação e tempo, tudo isso em meio a contratempos, pois tudo se deu em meio a pandemia de COVID-19 que atravessamos. Destacamos algumas de suas palavras: “Eu diria que me sinto muito orgulhoso de ter feito parte, talvez menos importante, dessa equipe com a Paula Almeida e o Ricardo Pazello. Muitas outras pessoas também deram sua contribuição sem nada receber financeiramente. E agradeço igualmente. Para todos nós foi um trabalho militante”.

Reafirmamos em nome do curso de Direito da UFJ, nossa admiração pela conquista e o trabalho de grande relevância e impacto jurídico e acadêmico, do nosso colega e professor.