mestrado

Mestrado Acadêmico em Direito na UFJ é aprovado pela CAPES

Depois de muita expectativa, é com grande satisfação que celebramos a aprovação da proposta de Mestrado Acadêmico em Direito elaborada pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Aprovada em primeira submissão, a APCN passou por uma avaliação bastante criteriosa: apenas dois novos programas de mestrado em Direito foram autorizados pela CAPES, dentre mais de 30 propostas examinadas nesta rodada de avaliação.

Com a aprovação da CAPES, o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFJ poderá ser constituído, tendo seu Mestrado Acadêmico na área de concentração "Direito e Desigualdades Sociais". Importante ressaltar que as pesquisas serão desenvolvidas em 2 linhas de pesquisa: “Desigualdades sociais no Direito contemporâneo” e “Fundamentos jurídicos da produção das desigualdades sociais”. A previsão é que o início dos trabalhos para a constituição do PPGD-UFJ se inicie no 2º semestre de 2023, e a primeira turma inicie as aulas em 2024.

Para além da grande conquista institucional, não há dúvida, trata-se de grande vitória para a educação jurídica, que se interioriza e vai à raiz dos problemas no Brasil: as desigualdades sociais. Agradecemos a todas e a todos que contribuiram na construção coletiva da APCN aprovada, que segue em anexo junto com o parecer aprovado por unanimidade pela área de Direito da CAPES.

 

Prof. Dr. Diego Augusto Diehl

Diretor do ICSA e Coordenador do GT de elaboração da APCN